Seminário “Negritando o Direito do Trabalho”

Foto: Helena Pontes. Produção: Helena Pontes e Pedro Daniel Blanco Alves. Arte gráfica: Janaina Pereira, Hilana Pereira, Juliana Nakano, Lorena Boaventura, Helena Pontes.

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC-USP) – grupo de pesquisa atuante, registrado no CNPq desde 2013 – coordenado pelos Professores Jorge Luiz Souto Maior, Gustavo Seferian Scheffer Machado e Danilo Uler Corregliano e pelas Professoras Sonilde Lazzarin, Valdete Souto Severo e Stefania Becattini Vaccaro, tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica, movimentos sociais e demais pessoas que possam se interessar a se inscreverem e participarem do Seminário “Negritando o Direito do Trabalho”.

O evento se realizará nos dias 01, 02 e 03 de maio, das 19h às 21h30, em formato virtual e será transmitido pelos canais do YouTube e Facebook do site “História Contemporânea do Trabalho no Brasil”, Facebook Souto Maior – Divulgação e pelo canal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O Grupo no segundo semestre de 2021, dando continuidade aos estudos realizados, com o programa Negritando o Direito do Trabalho, elaborado e tendo os debates organizados por Helena Pontes dos Santos, avaliou o quanto a questão racial interfere nas relações de trabalho, na legislação e na jurisprudência no Brasil. As reuniões de debates sobre os textos selecionados ocorreram semanalmente, às quartas-feiras, das 19h às 21h pela plataforma google meet.

O seminário, com o resultado dos estudos e debates realizados durante o período mencionado, faz parte da necessária contraprestação à sociedade a que toda instituição pública de ensino está submetida, mas é também uma forma de impulsionar e consolidar uma crítica consistente à experiência jurídica trabalhista com relação a sua omissão histórica frente à questão racial. 

As inscrições poderão ser realizadas pelo link <https://forms.gle/R9Fh3r66vDtyW2Aw9>. A concessão de certificados será feita a quem participar de ao menos 75% do seminário, desde que assine a lista de presença no momento em que for disponibilizada. É obrigatório o preenchimento do formulário para ter acesso ao certificado de participação do evento.

A programação poderá ser consultada no link: <https://drive.google.com/file/d/1ZsPzMSzs7ws0imac3ME7EOWR3Ovbcvxw/view?usp=sharing>.

Aguardamos todes, todas e todos!

Comissão Organizadora

Daniele Monteiro

Giovanna Maria Magalhães Souto Maior

Helena Pontes dos Santos

Lorena Rodrigues Boaventura

Pedro Daniel Blanco Alves

Senhorinha Ribeiro

Silas Pereira Alves Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s