Contra o desmonte do HU-USP! Contratação pela USP já!

HU - Nota do GPTC

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital denuncia veementemente o processo de desmonte imposto pela reitoria da USP e pelo governo do Estado de São Paulo sobre o Hospital Universitário.

Na última semana foi fechado o pronto socorro infantil, e divulgada a previsão de fechamento do pronto socorro em geral em breve. Esses fatos seguem uma longa série no mesmo sentido, como o fechamento desses prontos socorros pela noite, o fechamento de 25% dos leitos de internação, de 40% dos leitos de UTI, e a redução drástica de atendimentos, cirurgias e procedimentos de emergência especializados.

E tudo isso aconteceu depois que a reitoria da USP, em 2014, levou à pauta do Conselho Universitário a proposta de desvinculação do Hospital da Universidade, e se viu obrigada a recuar diante da pressão de trabalhadores e estudantes em greve.

A própria superintendência do hospital busca justificar esses fatos pela insuficiência de funcionários. Mas essa insuficiência é deliberada, já que desde 2014 as contratações para o Hospital e toda a universidade estão congeladas.

Por isso, além de denunciar esse processo, declaramos nosso apoio às greves de estudantes da Enfermagem e da Medicina, à mobilização da população da região, que coletou dezenas de milhares de assinaturas contra o desmonte do hospital, e à mobilização dos trabalhadores que o tem defendido ao longo desses anos, e nos posicionamos pela imediata abertura de contratações, fundamentadamente reivindicada por esse movimento para reverter o desmonte do Hospital. Igualmente, nos posicionamos pela reabertura de contratações, cujo congelamento tem tido efeito semelhante, em toda a universidade, a começar pelos poucos serviços dirigidos à popualçao e aos estudantes mais pobres, com o fechamento de creches, terceirização de restaurantes e serviços de manutenção, precarização da Escola de Aplicação, e inclusive das atividades nas unidades de ensino e pesquisa.

Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – 22/11/2017, Faculdade de Direito da USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s