“A PRECARIZAÇÃO DOS IDEAIS” por Tarso Menezes de Melo

A  PRECARIZAÇÃO DOS IDEAIS

por

Tarso Menezes de Melo (integrante do GPTC, Doutor (2011) e mestre (2007) em Direito pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Direito – Departamento de Filosofia e Teoria Geral), bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2000). Atualmente é professor da graduação em Direito da FACAMP – Faculdades de Campinas e da pós-graduação em Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em que exerce também o cargo de Coordenador de Pós-Graduação. Advogado e escritor)

 

Artigo publicado na Revista do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2008, mas que se mostra extremamente atual.

Clique aqui para ler o texto

Resumo

O presente trabalho objetiva demonstrar que os direitos sociais constituem, mais do que direitos, ideais políticos de transformação social e que, por esta razão, sua flexibilização em curso – que é sempre uma precarização, uma alteração para pior – implica o abandono dos projetos políticos que aqueles ideais representam, como o de justiça social. No percurso da investigação, busca-se também compreender a diferença entre a consciência dos trabalhadores que conquistaram tais direitos e daqueles que hoje abandonam sua defesa e permitem sua destruição.

Um comentário sobre ““A PRECARIZAÇÃO DOS IDEAIS” por Tarso Menezes de Melo

  1. Pingback: Do fb pra cá: agosto – Contra tanto silêncio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s